UNITARIZAÇÃO DE
MEDICAMENTOS
Um dos pontos mais importantes quando de cuida de um hospital é a administração de medicamentos, ou seja, além de oferecer o que o paciente precisa, é de suma importância que se evite ao máximo o desperdício, por isso que os profissionais da medicina e gestores dos hospitais estão aderindo a unitarização de medicamentos, o que torna o processo de medicação muito mais eficaz e com muito menos desperdício.
A unitarização consiste em deixar os medicamentos de forma unitária no blister sem retirá-lo da embalagem fabril. Este corte pode ser manual ou por máquinas. Após o corte, o medicamento é colocado em embalagem para ser lacrado e etiquetado um a um.
Os principais objetivos do fracionamento são (i) diminuir o custo final do tratamento para o consumidor-paciente; e (ii) evitar a sobra de medicamentos na posse do consumidor-paciente; de forma a melhorar o controle e a rastreabilidade dos medicamentos dentro da unidade de saúde.
Este processo é normalmente realizado na Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF), no Setor de Armazenagem de Medicamentos dentro das dependências do hospital ou no Centro de Distribuição, no setor de Unitarização, sob a responsabilidade e orientação do farmacêutico, que deve efetuar os respectivos registros de forma a garantir a rastreabilidade dos produtos e procedimentos realizados.